A Lenda do Curupira - Tardes no Jardim

A Lenda do Curupira

em 04 junho 2024


 As lendas e contos dos antigos estão desaparecendo...e é muito triste, pois é um legado cultural passado de gerações a gerações...elas vem de um tempo onde as pessoas conversavam sem necessitar de aparelhos, olhando nos olhos, com interesse, com respeito e presença de espírito.

Elas vem de um tempo em que era interessante conhecer as histórias dos avós...dos pais...dos antepassados. Um tempo em que existia vínculo humano...real !!


O Brasil é um país rico em lendas, são parte importante de nossa cultura, e isso não pode desaparecer !!

São um rico universo de histórias fantásticas que refletem a cultura, a criatividade e a imaginação do povo brasileiro. Cada região do país possui suas próprias lendas, com personagens únicos e enredos envolventes.


Para ajudar a não deixar desaparecer no tempo essa parte tão linda da cultura brasileira,  hoje

com grande prazer, apresento a vocês a lenda do Curupira, um protetor incansável das florestas brasileiras.

Diz a lenda que o Curupira é um menino de cabelos vermelhos flamejantes, com os pés virados para trás. Ele vive nas profundezas da mata, defendendo as árvores e os animais de qualquer ameaça.

Sua principal característica são seus pés virados para trás, que lhe permitem andar na floresta sem deixar rastros, confundindo aqueles que tentam capturá-lo ou prejudicar a natureza.


O Curupira é um guardião feroz, mas também um ser bondoso que ajuda os animais perdidos e pune com severidade os caçadores que desrespeitam o meio ambiente.

Nas noites de lua cheia, o Curupira sai em patrulha pela floresta, assobiando sua flauta mágica e emitindo sons que assustam os mal-intencionados.


Acredita-se que o Curupira possui diversos poderes mágicos, como a capacidade de controlar os animais, criar ilusões e se transformar em diferentes seres da floresta.

Sua presença inspira respeito e admiração entre os povos indígenas e comunidades que vivem em harmonia com a natureza.

A lenda do Curupira serve como um importante lembrete da importância de protegermos as florestas e preservarmos a biodiversidade.

Ensina-nos que a natureza possui seus guardiões, seres mágicos que zelam pelo equilíbrio do meio ambiente e punem aqueles que ousam explorá-la de forma predatória.


Curiosidades sobre o Curupira:


O Curupira é considerado um dos principais personagens do folclore brasileiro, presente em diversas lendas e histórias contadas de geração em geração.

Sua imagem é frequentemente utilizada como símbolo da preservação ambiental e da luta contra o desmatamento.

Existem diversas versões da lenda do Curupira, com variações em sua aparência, poderes e história.

Apesar de ser um ser mágico, o Curupira é visto como um personagem real por muitas pessoas, especialmente nas comunidades que vivem em áreas de floresta, tendo inclusive, muitos relatos de encontros físicos com este "ser místico". Muitos caçadores relatam já terem tido uma experiência pra lá de traumatizante com este ser, pois o Curupira detesta caçadores e quem entra nas matas sem o devido respeito !!


Os antigos contavam que para "apaziguar" o Curupira, bastava não entrar com más intenções na mata, ou seja, não entrar com intenção de abater nenhum animal que vive ali, e nem maltratar a natureza.

Diziam também que o Curupira ama fumo, e é um dos melhores presentes que se pode dar a ele.

Ensinavam o respeito que se deve ter ao entrar em um local sagrado e protegido como toda área de mata nativa é. Aprendi com eles a sempre que tiver que adentrar uma mata, saudar os guardiões daquele local,  pedir permissão para entrar, e também pedir a proteção deles para sair ilesa dali, porque em uma mata, também se escondem muitos perigos, e há de se saber entrar e sair dali !!

É...não sou tão velha, mas sim...eu pertenço a uma outra época...a gente aprendia coisas interessantes naquele tempo...era tão bom sentar ao final da tarde e escutar os antigos narrando seus "contos" com aquele linguajar e jeitinho todo único, o que tinham vivenciado, ou escutado de seus avós...era deveras muito bom...


Origem da Lenda do Curupira


A origem desta lenda é um tema cercado por mistérios e diferentes versões, mas o que se sabe ao certo é que essa figura mítica já encantava os povos indígenas brasileiros há muito tempo, antes mesmo da chegada dos colonizadores portugueses.

Alguns estudiosos acreditam que a lenda surgiu entre o povo Nauá, que habitava a região do Acre. A partir deles, a história se espalhou para outros povos indígenas, como os Tupiniquins e os Guaranis.

Outras teorias sugerem que a lenda pode ter raízes em culturas pré-colombianas ainda mais antigas, ou que tenha sido influenciada por lendas de outros países.

Com a colonização portuguesa, a figura do Curupira foi ganhando novas características e interpretações.


Na década de 1970, o estado de São Paulo o decretou como símbolo estadual do Guardião das Florestas.

Hoje em dia, o Curupira é um dos personagens mais populares do folclore brasileiro, presente em livros, músicas, filmes e diversas outras formas de expressão cultural.

Mas a lenda do Curupira vai além de uma simples história. Ela representa a rica cultura indígena brasileira, a conexão com a natureza e a importância da preservação do meio ambiente.



Bem...por hoje é isso !

Espero que tenha gostado dessa história encantadora sobre o Curupira, o guardião das florestas brasileiras.



Grata por sua visita, 

e até o próximo post !!









Carrego comigo uma caixinha mágica... Este site é melhor visualizado em desktop ou notbook... Seja sempre bem-vindo(a) ! Não se esqueça de voltar !💖
Caixinha Mágica

Carrego comigo uma caixinha mágica,
onde eu guardo meus tesouros
mais bonitos.
Tudo aquilo que eu aprendi
com a vida,
tudo o que eu ganhei
com o tempo
e que vento nenhum leva.
Guardo as memórias
que me trazem riso,
as pessoas que tocaram
a minha alma e que,
de alguma forma,
me mudaram para melhor.
O simples é tudo
que cabe nos meus dias .
E quem se arrebenta
de tanto existir,
vive pra esbanjar
sorrisos e flashes
de eternidade
[...]
Poema de Caio Fernando Abreu
Blooming Sparkly Red Rose