Grata ou obrigada ? - Tardes no Jardim

Grata ou obrigada ?

em 13 abril 2024

 

garota agradecendo a uma abelha-desenho

Eu acredito no poder das palavras. Cada dia mais que vivo.

Assim sendo, vou prestando atenção nas palavras que mais uso no meu dia a dia, pois conheço a força que tem o verbo.


Obrigado


A história de "obrigado" começa com o verbo latino "obligare", que significa "ligar", "amarrar" ou, em sentido figurado, "obrigar".

No português antigo, a palavra era utilizada majoritariamente no sentido literal de "estar sob obrigação de fazer algo", sem conotação de agradecimento.

A palavra "obrigado" como forma de expressar gratidão surgiu em Portugal entre os séculos XVIII e XIX, mas sua história remonta a raízes latinas bem mais antigas.

Expressões como "fico obrigado a", era comum usar frases como "fico obrigado a Vossa Mercê" em cartas e outras situações formais para agradecer algo. Com o tempo, a expressão pode se abreviou para apenas "obrigado".

É a forma abreviada de dizer a alguém "fico-lhe obrigado", ou seja, fico-lhe ligado pelo favor que me fez...fico Devendo...você está perante o Universo assumindo uma DÍVIDA  COM aquela pessoa...se esta é sua intenção, está tudo certo.

Mas se você quer apegas demonstrar seu reconhecimento pelo ato recebido, sem nenhum tipo de compromisso ou "amarração" com aquela pessoa, a forma mais correta e sensata é dizer gratidão, ou sou grata(o).



· · • • • ✤ • • • · ·



Gratidão


A palavra Gratidão tem seu surgimento no Império Romano, onde a palavra "gratitudo" florescia na língua latina. Essa palavra, por sua vez, derivava de "gratus", que significava "agradável", "reconhecido" ou "agradecido". "Gratia", outra raiz latina, também contribuiu para a formação de "gratitudo", carregando consigo o significado de "favor", "graça" ou "bênção".

Ao longo dos séculos, a palavra "gratitudo" cruzou fronteiras e se adaptou às diversas línguas românicas, incluindo o português. 


No Brasil, a palavra "gratidão" se consolidou como a forma que conhecemos hoje, preservando a essência do significado original.

Embora a palavra "gratidão" tenha uma origem latina, seu significado transcende as fronteiras linguísticas e culturais. Ela representa um sentimento universal, reconhecido e valorizado por pessoas em todo o mundo.

No seu âmago, gratidão significa reconhecimento e apreciação pelas coisas boas da vida. É um sentimento que nos leva a valorizar os benefícios que recebemos, sejam eles materiais, emocionais ou espirituais.

Ela demonstra reconhecimento pelas pessoas que nos presentearam com algo positivo, seja através de palavras, ações ou gestos, de uma forma pura, profunda e livre de qualquer obrigação.

É uma emoção, que envolve um sentimento e, portanto, não há obrigações, ligações ou amarrações...pois você já enviou seu sentimento de gratidão à pessoa e é isso que o universo te enviará cada vez mais.


Eu não sei sobre vocês, sei apenas sobre mim, e euzinha Lu, sou livre, não sou obrigada a nada, e nem quero sair por aí me comprometendo com mais ninguém ! 

Eu sou grata pelo bem recebido, favores, ajudas, gentilezas, tudo de bom em geral que chega até mim.

  Grata imensamente, sempre ! Obrigada, nunca !!


Já faz uns bons anos que aprendi sobre isso, me aprofundei, fez muito sentido para mim, e portanto aboli definitivamente o "obrigada" de minha linguagem usual. 

No começo, foi difícil, pois é algo que aprendemos na infância. Toda hora eu me esquecia e agradecia com o antigo "obrigada", mas logo corrigia dizendo: " me desculpe, não sou obrigada, sou grata !

Hoje não consigo mais agradecer da forma antiga, virou costume, e só respondo com "sou grata" ou "muito grata".


A maioria das pessoas ainda não estão muito acostumadas com isso e algumas ficam me olhando com curiosidade depois da minha forma de agradecimento. Uns acham que faço parte de alguma religião mística ( algumas pessoas já me perguntaram isso)

Outras acham que é modinha que eu aderi. Minha nossa...se nem quando eu era aborrescente era inclinada a seguir "modinhas"...que dirá hoje que já adquiri uma certa experiência na vida...😆😒

Bem...de fato, ambas teorias estão erradas !! O motivo é simplesmente porque li sobre o assunto, entendi, fez sentido para mim e é a forma que eu escolho manifestar meu agradecimento...livre...sem compromissos !



Bem... e como hoje estou um puro favinho de mel,

sou grata mais uma vez por sua gentil visita,

 abençoo seu fim de semana, sua vida, 

e...já sabe né...

volte sempre !!


abelhinha feliz desenho

· · • • • ✤ • • • · ·















Carrego comigo uma caixinha mágica... Este site é melhor visualizado em desktop ou notbook... Seja sempre bem-vindo(a) ! Não se esqueça de voltar !💖
Caixinha Mágica

Carrego comigo uma caixinha mágica,
onde eu guardo meus tesouros
mais bonitos.
Tudo aquilo que eu aprendi
com a vida,
tudo o que eu ganhei
com o tempo
e que vento nenhum leva.
Guardo as memórias
que me trazem riso,
as pessoas que tocaram
a minha alma e que,
de alguma forma,
me mudaram para melhor.
O simples é tudo
que cabe nos meus dias .
E quem se arrebenta
de tanto existir,
vive pra esbanjar
sorrisos e flashes
de eternidade
[...]
Poema de Caio Fernando Abreu
Blooming Sparkly Red Rose