Um pouco sobre os Chakras - Tardes no Jardim

Um pouco sobre os Chakras

em 05 outubro 2023

 

sobre os chakras

Os chakras tem sido alvo de interesse e estudo do homem a milhares de anos. 

As primeiras referências sobre eles são encontradas nas escrituras hindus como o Bhagavad Gita e o Yoga Sutras, que datam do século IV a.c.

Nessas antigas escrituras os chakras são descritos como os principais centros de energia dos corpos humanos.

Eles estão localizados ao longo da coluna vertebral e são responsáveis por diferentes aspectos da nossa saúde física, mental e emocional. 

Eles estão ligados ao nosso corpo astral. E são responsáveis por receber e distribuir energias para nossos corpos astral e físico. 

O corpo astral é um corpo sutil que está associado ao nosso corpo físico. Tem a mesma aparência do corpo físico mas é composto de energia e é responsável por transmitir nossas emoções, pensamentos e experiências espirituais. É o corpo que usamos para viajar para o plano espiritual e experimentar o mundo de formas diferentes, acessando outras realidades.


No século XIX, os chakras passaram a ser estudados também no Ocidente, por meio de autores como a filósofa e ocultista Helena Blavatsky, e o médico e escritor esotérico C.W. Leadbeater.

Esses autores popularizaram os chackras no Ocidente e eles passaram a ser estudados por diversas correntes esotéricas e espirituais.

Nos últimos anos do atual século XXI, até mesmo a ciência tem se dedicado ao estudo dos chackras.

Pesquisadores sérios têm usado técnicas avançadas como a tomografia computadorizada  e a ressonância magnética para efetuar esses estudos. 

Contudo, pouco ainda se sabe sobre eles. Uma das coisas que foram descobertas é que os chackras podem ficar "sujos" e assim serem bloqueados por diversos motivos.

Quando os chakras estão bloqueados, isso irá causar problemas físicos, emocionais, espirituais e até mentais. 

Muitos dos problemas de saúde que conhecemos, na verdade são apenas sintomas de chakras em desarmonia. Desta forma, ao desbloquear os chakras, iremos melhorar nossa saúde, bem-estar e conexão espiritual.


Cada chakra está associado a uma cor, uma glândula endócrina, a diferentes partes do corpo  e uma emoção. 

Por exemplo, o chakra raiz está associado às pernas, pés e intestino grosso. Ele também está associado à sensação de segurança e estabilidade. Quando o chakra raiz está bloqueado, isso pode causar problemas físicos como prisão de ventre, problemas nas pernas e pés, e ansiedade.


Existem sete chakras principais:


Chakra da raiz (Muladhara): localizado na base da coluna vertebral, está associado à cor vermelha, à glândula adrenal e à emoção da sobrevivência.

Chakra sacral (Svadhisthana): localizado na região pélvica, está associado à cor laranja, à glândula tireóide e à emoção da criatividade.

Chakra do plexo solar (Manipura): localizado no abdômen, está associado à cor amarela, à glândula pâncreas e à emoção da vontade.

Chakra do coração (Anahata): localizado no centro do peito, está associado à cor verde, à glândula timo e à emoção do amor.

Chakra da garganta (Vishuddha): localizado na garganta, está associado à cor azul, à glândula tireóide e à emoção da comunicação.

Chakra do terceiro olho (Ajna): localizado entre as sobrancelhas, está associado à cor índigo, à glândula pineal e à emoção da intuição.

Chakra da coroa (Sahasrara): localizado no topo da cabeça, está associado à cor violeta, à glândula pituitária e à emoção da consciência.


localização de cada chakra




São muitas as maneiras de desbloquear os chakras. Algumas das técnicas mais comuns incluem:


pessoa fazendo tratamento por Keiki

Meditação, Yoga, Massoterapia, Terapia com Cristais, Tratamentos de aromaterapia, Musicoterapia, Reiki, mudanças na dieta, exercícios físicos, prática de pensamentos positivos, liberação de emoções reprimidas


Também existem muitas causas de bloqueios dos chakras, algumas delas são:


Estresse, ansiedade, insônia, falta de exercícios físicos, emoções reprimidas, uso de entorpecentes,  pensamentos negativos, depressão, doenças físicas, fadiga, mentir, manter sentimentos de baixa vibração como raiva, ódio,  medo, vergonha, tristeza, vingança, baixa-auto-estima, traumas. 


É importante ressaltar que os chakras são complexos e ainda não foram completamente decifrados. 

Há muito a se descobrir sobre eles. Portanto não há um tratamento único para todas as pessoas e não se deve generalizar. O que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra. 

Se você suspeita que seus chakras podem ser a fonte de algum de seus problemas, é importante procurar um profissional qualificado e preparado para lhe ajudar. 

Atualmente com o avanço da medicina e o reconhecimento de nossos corpos sutis, temos ótimos terapeutas formados especializados em cada terapia acima citada, e a tendência é só aumentar, pois a evolução não para !


Este é um assunto que simplesmente me fascina !!

Espero ter sido útil as informações.



Grata por sua visita, e até o próximo post!








Carrego comigo uma caixinha mágica... Este site é melhor visualizado em desktop ou notbook... Seja sempre bem-vindo(a) ! Não se esqueça de voltar !💖
Caixinha Mágica

Carrego comigo uma caixinha mágica,
onde eu guardo meus tesouros
mais bonitos.
Tudo aquilo que eu aprendi
com a vida,
tudo o que eu ganhei
com o tempo
e que vento nenhum leva.
Guardo as memórias
que me trazem riso,
as pessoas que tocaram
a minha alma e que,
de alguma forma,
me mudaram para melhor.
O simples é tudo
que cabe nos meus dias .
E quem se arrebenta
de tanto existir,
vive pra esbanjar
sorrisos e flashes
de eternidade
[...]
Poema de Caio Fernando Abreu
Blooming Sparkly Red Rose