O dia que o Dono do Jardim se foi - Tardes no Jardim

O dia que o Dono do Jardim se foi

em 30 agosto 2023

 

beija flor na palma da minha mão

Eu não sei por que, mas hoje acordei com a lembrança do meu amigo beija-flor. O Dono do Jardim, como o apelidamos.
Talvez por ser despedida de mês, não sei...parece que a gente fica mais reflexiva ao findar de cada mês...ao menos eu sou assim. 

Senti saudades dele. 
Ele, o Dono do Jardim, se foi. No dia 19 de dezembro do ano passado. 
Sei a data exata pelo registro da foto. Os celulares registram o dia e a hora exata em que as fotos foram tiradas, e isso facilita uma memória cansada. 

data e hora da foto

Era fim da tarde, início da noite quando encontrei seu corpinho já gelado, caído no jardim, aos pés do gerânio que estava bem debaixo do balancinho que ele amava ficar. 
Ou seja...ele morreu sentadinho no balancinho dele...

Ele vivia neste jardim, amava ficar aqui, balançando no seu balancinho, tomando a aguinha doce que a gente fazia pra ele todos os dias...só sumia daqui de noite...menos neste dia...neste dia ele decidiu ficar e descansar para sempre no jardim que ele tanto amava. 

Ele ficava tanto aqui que eu e meu marido o chamávamos de "o Dono do Jardim".
Quando levantáva-mos mais tarde e perdía-mos a hora da aguinha dele, vinha na janela pedir, ficava voando em frente a janela da sala, de um lado pro outro como quem diz:
 "ÔOo de casa !! Cadê o meu papá ?? Vocês esqueceram de mim ?? Acordem !! "

Já estava tão mansinho comigo que só faltava posar na minha cabeça. Todos os dias de manhã eu batia papo com ele enquanto colocava sua comidinha, e ele respondia 💖ficava todo feliz quando conversávamos com ele. 
E á tarde, quando eu sentava  na minha balancinha do jardim, logo vinha ele todo faceiro, sentava em seu balancinho, que fica bem em frente, pendurado no pé de rosas, e ficava todo pomposo me olhando.

Aqui  tem um pequeno vídeo de uma de nossas conversas matinais. 
Hoje fico feliz por ter gravado este vídeo "bobo"...é uma recordação dele.

Mas ele não era mole não, somente comigo era bonzinho, porque com os outros pássaros era bem bravinho, especialmente com os outros beija-flores que tentavam ficar no jardim "dele"
Apenas um conseguia vir e desfrutar da sua aguinha doce, eu dizia que era seu irmãozinho, porque eram bem parecidos e quase do mesmo tamanho. Mas é lógico que eu não sei na verdade se eles eram irmãos, ou se era filho, ou esposa rs...vai saber...


Um dia antes dele partir, tanto eu quanto meu marido notamos que havia algo de errado com ele... estava muito quietinho e todo encurujadinho em seu balanço, e nem sequer queria balançar, ou nos responder...até mesmo os outros pássaros que viviam tendo que enfrentar ele para conseguir tomar umas gotinhas do néctar, estavam lá, desfrutando livremente da sua comidinha, e ele só ficava olhando, sem fazer nada...isso foi inusitado e ali percebemos que ele não estava bem. Mas pensamos que estaria cansado, e que no outro dia estaria melhor. 
Só que não...no outro dia estava igual, e no final da tarde quando ele sumiu e eu achei que  apenas tinha ido dormir, encontrei seu corpinho sem vida, já geladinho.😥

segurando beija-flor na mão

Ficamos muito tristes. Meu marido também tinha desenvolvido o costume de conversar com ele (quem convive com doido por tantos anos, doido fica né rs) e também ficou arrasado. 
Eu o peguei nas mãos...acariciei ele como nunca havia podido...conversei com ele pela última vez...o agradeci por toda a alegria que ele havia trazido á minha casa, ao meu jardim...o abençoei e embrulhei ele em um paninho branco, enquanto meu marido abria um buraco bem fundinho no lugar onde encontrei seu corpinho...e o enterramos ali...abaixo de seu amado balancinho...no seu amado jardim...onde ele gostava de viver  e escolheu para ficar até o fim.
E hoje ele faz parte deste jardim. 
Colocamos uma pedra do jardim em cima de onde ele foi enterrado, para não esquecermos.

pedra no jardim com cogumelo de cerâmica

Foi um dia triste...mas temos que aceitar que tudo nesta vida tem seu momento de chegada e de partida...e não há nada que possamos fazer. 
O importante é saber que ele teve uma vida bem feliz aqui no jardim. 
Foi bem alimentado...foi amado...e será lembrado. Toda vez que eu ver um beija-flor vou me lembrar que já tive um amigo chamado de "O Dono do Jardim " !!

Aí hoje me lembrei que eu nem sequer tinha registrado a partida dele aqui no blog, e resolvi arrumar isso...antes tarde do que nunca. 
Na época eu fiquei tão triste que nem queria conversar sobre o assunto, que dirá escrever.

"Mas Lu...é sério que você está fazendo um post para falar da partida de um beija-flor ??! "

Tá, eu confesso que eu sou um tanto mole pra bichinhos...quem acompanha o blog já deve estar acostumado com isso...eu falo pouco sobre pessoas, e sou um pouco complicada para me apegar a elas... mas com bichinhos é totalmente diferente...em dois segundos eu já me conecto a eles. E quando eles se vão...aaahh...eu sofro !
E o blog também é justamente para isso...pra eu falar sobre as coisas que gosto. E curiosamente as coisas que gosto costumam ser quase que invisíveis ou insignificantes aos olhos de outros, especialmente hoje em dia, que a maioria não tira mais os olhos das telas. 

Então sim, estou e vou continuar postando aqui sobre beija-flores, flores, joaninhas, bonecas, enquanto a maioria posta sobre o look do dia, fofoca dos famosos, dancinhas do TikTok, novelas, big boster, e tantas outras coisas nada interessantes pra mim também, e está tudo bem, cada um com seu universo, sendo feliz a seu modo.


Hoje a balancinha tem outro dono...eu acho que deve ser o irmãozinho que sempre vinha junto com ele, porque no outro dia ele já estava lá, balançando todo pomposo, como o outro fazia. Este vem todos os dias e fica bastante aqui, mas  não o tempo todo como o outro, que toda hora que se saísse para o jardim encontrava ele lá, e também ainda não demos um nome para ele, rs.
Ele também é bem mais calmo e amistoso que o Dono do Jardim. Divide de bom grado o seu néctar com os outros pássaros sem fazer contendas...e assim segue a vida aqui no meu jardim...no fluxo da natureza !

Então hoje me despeço do meu amigo beija-flor, o Dono do Jardim, aqui no blog também.
Sei que ele deve estar voando e encantando outros jardins muito mais bonitos que o meu em outra dimensão muito melhor que esta, ou quem sabe... já esteja aqui de volta sassaricando em algum outro jardim por aí...enfim...a natureza é sábia...e sei que deu um bom destino á ele !

Como também me despeço deste mês de Agosto, agradecida por tudo que vivi e aprendi nele. 
Sou grata !! E estou em paz.
Pronta para receber o mês que mais gosto...Setembro...estação das flores, das quais também sou amiga !

E desejando um ótimo fim de Agosto pra você!
A gente se vê logo ali, em Setembro, combinado ?!

Imensamente grata por sua visita, te convido a voltar sempre !!
Até o próximo post !! 









Carrego comigo uma caixinha mágica... Este site é melhor visualizado em desktop ou notbook... Seja sempre bem-vindo(a) ! Não se esqueça de voltar !💖
Caixinha Mágica

Carrego comigo uma caixinha mágica,
onde eu guardo meus tesouros
mais bonitos.
Tudo aquilo que eu aprendi
com a vida,
tudo o que eu ganhei
com o tempo
e que vento nenhum leva.
Guardo as memórias
que me trazem riso,
as pessoas que tocaram
a minha alma e que,
de alguma forma,
me mudaram para melhor.
O simples é tudo
que cabe nos meus dias .
E quem se arrebenta
de tanto existir,
vive pra esbanjar
sorrisos e flashes
de eternidade
[...]
Poema de Caio Fernando Abreu
Blooming Sparkly Red Rose