Um caramanchão florido para chamar de nosso - Tardes no Jardim

Um caramanchão florido para chamar de nosso

em 17 junho 2022

Caramanchão florido do meu jardim


Todo mundo tem aquele cantinho da casa que mais gosta de ficar. Aquele cantinho mágico sabe...que a gente senta e esquece da vida, viaja pra outras dimensões sem sair do lugar. 
Eu também tenho o meu. Fica no jardim, debaixo de um caramanchão acolhedor que despeja rosas de seu topo.

Plantei ele em 2020, portanto hoje ele está com 2 aninhos de vida e muita exuberância. Infelizmente não tenho fotos de quando ele ainda era pequeno, porque sinceramente eu não esperava que esta espécie de rosas crescesse dessa forma.
Sempre gostei de jardins bem cuidados, e sempre tive o sonho de ter um caramanchão em meu jardim. Eu já havia dado a ideia, mas meu marido sempre colocava empecilhos, dizendo que o jardim é pequeno, que não teria espaço, que tiraria o lugar das outras plantas, que faria muita sombra, e blá, blá, blá, blá...
Até que um dia... eu ganhei uma muda de uma rosinha trepadeira e despretensiosamente plantei bem na quina do jardim. Ela começou a crescer e subir e subir...e eu comecei a ampará-la com bambus. Tirei uma muda dela, e plantei na outra quina do jardim...e em pouco tempo, essas duas mudinhas já tinham tomado conta dos bambuzinhos que coloquei e continuavam subindo...subindo...foi então que eu tive a ideia de deixá-las crescer o quanto quisessem, e criar um lugar adequado para elas subirem. 
Por sorte o Panda sempre acaba concordando com meus planos (por mais mirabolantes que eles pareçam), e assim, ele mesmo construiu pra mim a estrutura para elas subirem. 

Caramanchão florido do meu jardim

Em pouco tempo as roseiras foram crescendo, crescendo, e tomando conta de toda a estrutura criada para elas, fornecendo uma gostosa sombra !

Caramanchão florido do meu jardim

É uma estrutura bem simples, bem rústica, e muito charmosa. Ele buscou  2 troncos de eucalipto na madeireira, comprou um pedaço de engradado de ferro, prendeu na parede, prendeu nos dois troncos, e voilà, eis um belo caramanchãozinho para chamar de nosso !!

Caramanchão florido do meu jardim

Caramanchão florido do meu jardim

Caramanchão florido do meu jardim

Embaixo do caramanchão, a antiga e encantadora balancinha de ferro adornada com arabescos florais, a qual trouxemos da outra casa que tínhamos antes desta. 

Caramanchão florido do meu jardim

Caramanchão florido do meu jardim

Caramanchão florido do meu jardim

Caramanchão florido do meu jardim

Caramanchão florido do meu jardim


Caramanchão florido do meu jardim

Caramanchão florido do meu jardim

caramanchão do meu jardim


A história desta balancinha também é bem meiga e acho que nunca contei aqui. 
Quando resolvemos vender nossa segunda casa, claro que precisávamos de outra. Encontramos uma casinha que era bem charmosa ( apesar de bem pequena), e resolvemos ficar com ela. 
O antigo dono era um colecionador de peças antigas e...bem...acho que todos já sabem como eu fico diante de peças antigas né...HIPNOTIZADA !! Ele tinha coisas bem legais lá, mas tinha uma peça que quando eu bati os olhos, foi amor á primeira vista...exatamente, esta balancinha. Ela ficava no jardim, debaixo de uma árvore enorme.  Eu puxei meu marido de lado e disse á ele que queria aquela balancinha !! Meu marido já arregalou os olhos meio atordoado porque ele já conhece a expressão que eu fico no rosto quando estou loucamente apaixonada por alguma coisa. E então ele ficou tentando me fazer entender que a única coisa que o rapaz estava vendendo era a CASA, todos os móveis e tudo que havia dentro, NÃO ESTAVA Á VENDA ! E foi exatamente o que o rapaz disse na nossa cara quando tentamos comprar a balancinha dele. Ele começou a descrever o quão difícil foi para conseguir a tal balancinha pois os antigos donos também não queriam vendê-la por ela estar na família a bastante tempo, e piriri e pororó, e aí se iniciou uma longa negociação !! No final ele resolveu vender mas por um preço bem salgado apostando que a gente desistiria. O que deu certo com meu marido. Eu fui pro carro, toda desanimada. Então ele vira pra mim e pergunta o porque eu cismei com a tal balancinha, e também disse que a gente encontraria outra mais em conta. Só que eu sabia que igual áquela eu nunca mais iria achar. Então contei a ele que quando olhei praquela balancinha, imaginei nós dois sentadinhos de mãozinhas dadas, cabelinhos brancos, namorando naquela balancinha, relembrando os bons momentos da vida, em um jardim bem agradável. Ela era...perfeita !
Então ele me olha por uns instantes...desce imediatamente do carro, vai lá  compra a balancinha, e volta dizendo uma das frases que eu nunca vou esquecer : "Pronto, a balancinha é nossa, ele vai deixar ela quando se for, mas tem uma coisa...você vai ter que ficar de cabelinho branco junto comigo até o fim namorando nesta balancinha !!!" 😍 - eu dei uma gostosa gargalhada e respondi - " Combinado !!" 😍  
E assim...a gente segue até hoje namorando na balancinha que atualmente é dourada (era branca na época) embaixo do caramanchão mais acolhedor deste planeta...cercados por rosas... flores e pássaros de diversos tipos...é...e gatos também !

Ficou um cantinho maravilhoso, relaxante, aconchegante, em meio as flores !!

É sem dúvida o melhor cantinho da casa e todos, desde os humanos, pássaros e gatos da casa, apreciam !!!
 Com sua sombrinha gostosa, porque aqui faz muito sol e  calor...gosto de me sentar aqui também para fazer meus bordados, minhas peças de crochê...

Caramanchão florido do meu jardim

Caramanchão florido do meu jardim

Caramanchão florido do meu jardim

Caramanchão florido do meu jardim

Caramanchão florido do meu jardim

flores do meu jardim

Caramanchão florido do meu jardim

Caramanchão florido do meu jardim


O caramanchãozinho fez muita diferença no meu jardim. E como já disse, não é um jardim enorme.


Meu Jardim

Então sim, qualquer um pode montar um caramanchão em um cantinho do jardim, trazendo aquele ar bucólico e romântico, deixando a casa mais alegre, viva, agradável !!
No próximo post, vou trazer algumas idéias bem empolgantes neste estilo pra inspirar vocês, combinado ??!
 Então não faltem, eu aposto que vão amar !!


 Grata pela visita e até logo !!










Carrego comigo uma caixinha mágica... Este site é melhor visualizado em desktop ou notbook... Seja sempre bem-vindo(a) ! Não se esqueça de voltar !💖
Caixinha Mágica

Carrego comigo uma caixinha mágica,
onde eu guardo meus tesouros
mais bonitos.
Tudo aquilo que eu aprendi
com a vida,
tudo o que eu ganhei
com o tempo
e que vento nenhum leva.
Guardo as memórias
que me trazem riso,
as pessoas que tocaram
a minha alma e que,
de alguma forma,
me mudaram para melhor.
O simples é tudo
que cabe nos meus dias .
E quem se arrebenta
de tanto existir,
vive pra esbanjar
sorrisos e flashes
de eternidade
[...]
Poema de Caio Fernando Abreu
Blooming Sparkly Red Rose