Antigo Vídeo de Curso de Bordado e Crochê - Tardes no Jardim

Antigo Vídeo de Curso de Bordado e Crochê

em 24 abril 2022

 

bordado-a-mão


Eita, que hoje bateu uma gostosa nostalgia aqui !
Como procurei este vídeo !!  



Como já disse várias vezes e sempre vou repetir, muitas pessoas especiais passaram na  minha vida. 

Uma delas foi essa amiga que conheci a muitos anos atrás. Minhas filhas ainda eram pequenas, e eu já sabia fazer o crochê, que aprendi sozinha, batendo cabeça aqui e ali, comprando inúmeras revistas, em uma época que a internet e o tio Google nem sonhava em existir. Quando minha filha mais velha nasceu, eu já fazia todo o enxovalzinho dela, aplicando o crochê e a pintura em tecido, para as golinhas, babadores, fraldas de mão.

Mas tinha uma outra arte que me encantava e eu estava tentando de todas as formas aprender. O bordado. Cursos eram caros, e quem tinha uma mãe ou uma avó prendada para ensinar, desfrutava deste luxo de aprender de uma fonte ancestral. O que não era o meu caso, infelizmente.


Foi nesta fase que conheci uma senhora muito boa, e muito prendada, que se tornaria uma boa amiga.

Essa amiga também gostava da maioria das coisas que eu me interessava, e ela havia feito um curso de bordado no Instituto Universal Brasileiro, curso á distância. Quando percebeu o quanto eu queria aprender a bordar, foi que ela me contou sobre o curso que tinha feito, e me emprestou uma das fitas VHS  que vinham no curso. Eu copiei esta fita e a assisti dezenas de vezes, eu amava. 

Mas então, com o tempo chega o DVD e o VHS de supetão sai de cena. O video cassete é encostado, esquecido e doado, junto com todas as fitas que lhe acompanhavam.


 Eu acho que já mencionei aqui no blog, que sempre minhas melhores amigas eram muito mais velhas do que eu, eu amava sentar e conversar com pessoas que tinham histórias interessantes para contar, e geralmente elas eram idosas.

Certa vez uma delas, a irmã Tonha, me disse algo bem interessante... a gente conversando, de repente ela me olhou profundamente e quando eu perguntei... - que que houve, irmã Tonha ?? - ela vira e me fala - "Fia...você tem uma alma antiga " - Eu não entendi nada e ela também não quis aprofundar...mas eu nunca esqueci deste momento. Uma alma antiga... foi a primeira vez que ouvi este termo, muito antes dele surgir na internet, muito antes da internet sequer sonhar em surgir...


Bem...mas a gente estava falando sobre  bordado, certo...continuemos...


Com a ajuda deste vídeo, aprendi a fazer o tão sonhado bordado. Nele aprendi o básico, e fui me apaixonando cada vez mais e aprendendo, treinando, foram surgindo novos pontos, hoje até o ponto Rococó eu sei fazer, e aliás é o meu preferido ! Já não bordo, nem crocheto mais roupinhas de bebês de verdade, as minhas bebês... minhas artes hoje eu faço nas roupinhas das bonecas da minha coleção.

Dias desses, bordando os aventaizinhos das bonequinhas eslavas (CONFIRA AQUI), eu me lembrei deste vídeo e bateu uma saudade imensa...e quis muito rever ele. Mas eu já não tinha mais a fita...procurei por toda a internet e não achei. A sorte é que a querida amiga que me cedeu ela lá atrás, irmã Carmem, muito mais caprichosa que eu, havia guardado e ainda a tinha em perfeito estado. Corri,  converti ela para MP4, matei a saudade, e resolvi compartilhar com vocês também. Por isso, não reparem na má qualidade das imagens, foi o melhor que deu para fazer com imagens tão antigas.

Este vídeo, como disse minha filha, é uma raridade !!


Mais tarde tive uma outra amiga também, muito mais nova que irmã Carmem, mas bem ao meu estilo também. Gostava de artes...tradições, crocheteira de mão cheia. 

Enquanto eu gostava de criar peças mais minúsculas como toalhinhas para os móveis, barrados de toalhas de banho, panos de prato, caminhos de mesa, tapetes, roupinhas de bebês...ela só gostava de fazer peças grandes. Tinha várias colchas de cama que iam até o chão (que eram um sonho de lindas), toalhas de mesa enormes...essa infelizmente já subiu pro andar de cima a alguns anos. 

Lembro-me que ela tinha um desses baús antigos, que o povo aqui no interior usava muito, cheinho, lotado de peças de crochê que ela havia ganhado se sua avó materna, a avó tão querida e que ela tinha tanta saudade, e que a tinha ensinado a arte do crochê.

 Peças feitas por sua avó, suas tias, tinha até umas que eram da sua bisavó, que ela mostrava com toda satisfação. Eu ficava encantada em ver, e até uma ou outra ela me emprestou pra eu tirar amostra, e eu fiz a réplica e tenho até hoje.


Que saudade dos tempos em que as tradições eram passadas de geração em geração...hoje está tudo tão...corrido...descartável...será que ainda existe gente que aprende as coisas com os avós ???

Será que ainda existe gente que olhe com respeito e interesse por tudo o que aquela vozinha, vozinho, tem para ensinar ???

Eu sempre gostei de peças antigas, mas nunca parei para pensar o por que . Hoje eu penso. E aquelas palavras que a dona Tonha me disse láaaaaah atrás...hoje fazem sentido...talvez eu seja mesmo uma alma antiga...beeeem antiga...

De certo, isso explicaria muita coisa !


Bem...agora vou indo, mas...

sabem que são sempre bem vindos aqui, então...

não se esqueçam de voltar !!

Eu prometo voltar loguinho também...combinado ??!

Muito grata por sua visita, sempre !


Sansa Stark - desenho








Carrego comigo uma caixinha mágica... Este site é melhor visualizado em desktop ou notbook... Seja sempre bem-vindo(a) ! Não se esqueça de voltar !💖
Caixinha Mágica

Carrego comigo uma caixinha mágica,
onde eu guardo meus tesouros
mais bonitos.
Tudo aquilo que eu aprendi
com a vida,
tudo o que eu ganhei
com o tempo
e que vento nenhum leva.
Guardo as memórias
que me trazem riso,
as pessoas que tocaram
a minha alma e que,
de alguma forma,
me mudaram para melhor.
O simples é tudo
que cabe nos meus dias .
E quem se arrebenta
de tanto existir,
vive pra esbanjar
sorrisos e flashes
de eternidade
[...]
Poema de Caio Fernando Abreu
Blooming Sparkly Red Rose