A Maioridade Mental - Tardes no Jardim

A Maioridade Mental

em 22 abril 2022

espelho de mão


Sempre me perguntei por que as pessoas tem tanto medo de envelhecer.
Já reparei a muito tempo que este é o segundo medo delas. O primeiro certamente é a morte.
Antes ficava imaginando como deveria ser terrível ver os anos chegarem e a imagem do espelho se modificar, já que isso era o pavor de todos, eu deveria me preparar...
Mas...então...coisas começaram a acontecer...eu me casei...tive filhos...passei muito tempo cuidando deles...comecei a me interessar por coisas não muito convencionais...interessantes, sabe...como...vida além desta vida...meditação...viagens astrais...portais...multiversos...
Segui meus instintos e fui aprender coisas que me chamavam a atenção para o belo...aprendi crochê...aprendi a pintar, pois já gostava de desenhar desde pequenina...aprendi a costurar, a criar bonecas, a materializar coisas belas e boas que estavam presas somente dentro da minha cabecinha...
Conheci pessoas que me ensinaram muuuiiitooo, muitas coisas sobre a vida...algumas de forma boa e se tornaram inesquecíveis...outras de forma não tão boa, e se tornaram passado, pois sigo a muito, a regra bendita de só reter o que foi bom e aprazível. O resto, eu apenas perdoo, abençoo e libero .
Mas tenho grande, enorme gratidão por todas , tanto as inesquecíveis como as que se perderam no tempo, pois cada uma á sua maneira, contribuiu para um grande aprendizado.

E então, em meio a tantas coisas, pessoas e fatos o tempo passou, quietinho... e eis que quando dou por mim, estou eu aqui na "tão temida turma dos enta" !! Pois é...já cheguei aos cinquenta !! 
E aí... quando percebo todo o tempo que passou, foi que veio a minha surpresa, porque...aonde está o bicho-papão que causa tanto terror nas pessoas ??  
Sinceramente eu vi muitas vantagens, até agora !! Não sei se sou eu que realmente sou muito estranha, ou... se são as outras que não perceberam que não tem coisa mais linda que olhar no espelho e ver que o tempo passou. E que com o passar dele, e com tudo que ele te proporcionou, aquela pessoa ali, do espelho...não é nem de perto aquela que te encarava de volta a décadas atrás (E não é nem de aparência que estou falando) !! Eu estava a pensar isso hoje, cedinho quando acordei, de certo de um sonho bom, porque eu estava  bem...então senti que eu tinha que escrever isso porque...lá atrás eu também achava, por influência da coletividade, que envelhecer seria ruim. Mas eu estava errada !! Não está sendo nada ruim !!

E hoje eu estou aqui, para te dizer que você não precisa de forma alguma ter medo do futuro...do SEU futuro, porque ver o tempo passar e crescer com ele, é...mágico !!
É claro que depende também do que você está fazendo hoje com as coisas que te acontecem, e o que você faz acontecer na vida dos outros, mas...no geral...sério...é uma viagem incrível !!
Eu hoje, jamais trocaria a Lu dos "enta", pela Lu dos vinte...dos trinta...nem por um dia sequer !!
Todas as cicatrizes desta Lu de agora, são tão especiais...foram todas tão necessárias, e hoje eu sei disso !! E saber disso hoje, ter sobrevivido a tantas marcas, me fizeram forte, resiliente, segura...e isso...não se compra na lojinha do bairro, no shoping, na internet, ou nos cantos mais remotos do mundo, isso é algo que...não tem preço !!
A Lu de hoje não se importa com quem ou o que foi, mas com quem e o que está !!
Não tem mais tantas dúvidas e questionamentos loucos sobre principalmente ela mesma !! 
Quando se é muito jovem, a gente não percebe, mas se tem uma coisa que fica nítido com o passar dos anos, é que passamos a maior parte do tempo tentando nos descobrir, e entender quem realmente somos, e isso é tão... angustiante...
E acabamos buscando nos outros o que necessitamos receber de nós mesmos, e enquanto isso não acontece, o vazio vai crescendo, e crescendo, por mais que se receba dos outros, não nos nutre, e então  a vida precisa fazer-nos parar na marra, nas marcas, pra internalizar.

Hoje eu sei quem eu sou, acabei me encontrando pelas viradas dos anos e nem tinha me dado conta disso...não sei dizer ao certo quando foi...só...foi...
Hoje sinto que enxergo perfeitamente meus pontos fracos e que precisam ser trabalhados com cuidado e carinho por mim mesma, e meus pontos fortes. Tenho maturidade suficiente para entender que não sou nem a perfeitinha, que já sabe tudo, e nem a última da fila, que não sabe nem merece nada. E assim, minha ânsia de aprender, cada dia que surge, com tudo, com todos,  de experienciar cada detalhe, só aumenta !!
Sei direitinho o que quero...o que não quero...o que preciso...o que pesa...o que eleva...o que é perda de tempo...o que é necessário...
Neste longo processo fui deixando tanta coisa pra trás...tudo que era negativo, destrutível, ruim...e o melhor...sem perceber...foi tudo tão natural e tão leve que eu nem posso dizer que sofri.


Penso que hoje esteja no que eu chamo de maioridade mental. Não me pergunte qual é, pois como disse, eu nem me dei conta de quando isso tudo começou, de quando essa Lu que me sorri hoje no espelho começou a nascer, ou...como a fênix, renascer das cinzas.
Penso que cada pessoa atingirá este estágio numa fase da vida. Nada nunca é igual para ninguém.
Mas essa fase chega. Quero acreditar que para todos !
Eu só posso afirmar que É MENTIRA que é triste envelhecer, não acredite nisso !! 
Estou aqui para dar meu testemunho e desfazer o mito que  perdemos coisas com o passar do tempo.
 Beleza. Amigos. Amores. É o contrário !!
A gente só ganha !! A gente ganha o poder de olhar nos olhos de uma pessoa e sentir se ela está mentindo. A gente ganha o poder de aprender o valor de dizer não pros demais quando necessitamos do sim para nós. A gente ganha a sabedoria de não querer gastar mais nossa preciosa energia com o que não nutre o que é bom e belo em nós ! 
O poder de não mais ser feita de idiota pelos outros, pois com meia frase você já sentiu a intenção por trás, e sabe exatamente como agir.
O dom de se bastar e não necessitar mais de aplausos, curtidas, seguidores, fã clubes, passadinha de mão na cabeça...você só é você, pura e simplesmente e está muito bem com isso, e se mais alguém gostar, legal, mas sem nenhum esforço !
Aaahh, e quanto á beleza, esquece...ela não está no físico, está muito além e a gente também ganha o dom de entender e enxergar isso, na gente e nos outros.
A gente ganha olhos de ver e valorizar os que ficaram, mesmo depois de tantas transformações e metamorfoses nossas...aaahhh...e é tão lindo tudo isso !!
A gente perde os medos...o ego que aprisiona e sufoca, vai ficando leve, saudável...livre !!

Então não tenha medo de envelhecer, aproveite o tempo, os dias, com coisas de valor, abençoe seus dias, sua vida, a vida dos que resolveram ficar ao seu lado e dividir os dias deles com você, se sinta honrado, não tente segurar o que não te pertence, o que é seu vai estar com você, aconteça o que acontecer, e acima de tudo...não tenha medo de conhecer quem você realmente é, e de mudar o que for preciso mudar no seu caráter, porque isso... vai fazer uma diferença enorme ali na frente !!
A diferença de você se olhar no reflexo e ter orgulho e muito respeito pela imagem refletida, ou...não aceitar quem se apresenta ali, e na maioria das vezes, quando isso acontece, no subconsciente, a pessoa acaba se transformando numa verdadeira caricatura ambulante, de tanto tentar mudar uma realidade que era pra ser bela.
Olha...na boa...eu não sei em qual estação este trem da vida na 3D vai parar para mim, mas...eu sei dizer que estou amando esta viagem, apreciando cada detalhe dela e a cada dia que eu vivo, mais eu aprendo, entendo, abençoo e percebo a imensidão de coisas que eu ainda tenho a aprender !!
E se isso não é empolgante...sinceramente eu não sei o que é !

Um ótimo "enta" pra você também, abraço fraterno, e ...
até o próximo post !!

Afrodite nas nuvens - desenho








Carrego comigo uma caixinha mágica... Este site é melhor visualizado em desktop ou notbook... Seja sempre bem-vindo(a) ! Não se esqueça de voltar !💖
Caixinha Mágica

Carrego comigo uma caixinha mágica,
onde eu guardo meus tesouros
mais bonitos.
Tudo aquilo que eu aprendi
com a vida,
tudo o que eu ganhei
com o tempo
e que vento nenhum leva.
Guardo as memórias
que me trazem riso,
as pessoas que tocaram
a minha alma e que,
de alguma forma,
me mudaram para melhor.
O simples é tudo
que cabe nos meus dias .
E quem se arrebenta
de tanto existir,
vive pra esbanjar
sorrisos e flashes
de eternidade
[...]
Poema de Caio Fernando Abreu
Blooming Sparkly Red Rose