Almôndegas á moda da casa - Tardes no Jardim

Almôndegas á moda da casa

em 04 março 2021

 Almondegas


Se tem uma coisa que todos gostam muito aqui em casa é comer bem. E quem não gosta né...mas toda casa tem aquela receita xodozinho da família. Esta que trago hoje, é uma delas.

Meu marido e minhas filhas dizem que ninguém sabe fazer almôndegas como as minhas. Não sei se é só pra me agradar, mas o fato é que eles comem e repetem o prato, e isso é o que me agrada de verdade!! Ver eles comendo satisfeitos algo que tanto gostam não tem preço para mim.

E o bom é que ela é simples, fácil, rápida e muito suculenta, boa para o almoço ou jantar em qualquer dia da semana.

Segue o passo a passo :


Ingredientes :


ingredientes da almondega

ingredientes da almondega

ovo caipira

Carne bovina  moída (tanto de sua preferência, eu usei meio kg + ou -)

Cebola, alho e pimenta á gosto

Sal á gosto

1 ovo

farinha  de rosca

1 pão duro (o pão duro dará maciez e consistência ás almôndegas, evitando que elas esfarelem ao fritar)

folhas de hortelã fresca

folhas de coentro fresco

óleo para fritar

Massa de tomate


Modo de Preparo :

Pegue o pão duro, coloque em uma tigelinha com um pouco de água e deixe-o amolecer na água. Depois aperte-o até que saia toda a água, e reserve.

Coloque a carne em uma tigela grande com espaço para ser amassada e misturada aos ingredientes.

Adicione a cebola,  o alho e a pimenta vermelha já bem picadinhos. Amasse bem misturando os ingredientes na carne.


carne moída temperada


Adicione o ovo. Misture bem com as mãos, sovando como uma massa.


carne moída  e o ovo


Adicione o pão molhado que vc reservou e o sal, e continue sovando bem a carne com as mãos para integrar os ingredientes. 


pão molhado na almondega

Acrescente um pouco de farinha de rosca para ajudar a dar a liga entre a carne e os ingredientes. 


farinha de rosca

farinha de rosca na carne moída

Quando sentir que está tudo bem integrado, comece  a formar bolinhas, médias, nem muito pequenas e nem muito grandes.

massa da almondega

almondegas cruas


Em uma panela de fritura, coloque óleo o suficiente para cobrir as almôndegas.


fritando almondegas


Frite-as até que estejam douradinhas. Escorra o óleo em papel toalha e reserve.


almondegas fritas


Molho :


molho das almondegas


Em outra panela frite os temperos do molho (cebola, alho e pimenta picados). Quando dourados coloque o extrato de tomate e o sal, deixando ferver. Quando estiver bem cremoso, acrescente as ervas picadas. Agora coloque as almôndegas fritas dentro deste molho e deixe mais uns 5 minutinhos e está pronto. É só servir da forma que você gosta, e se deliciar com este prato pra lá de tradicional !


almondegas servidas

E buon appetito !! 








Carrego comigo uma caixinha mágica... Este site é melhor visualizado em desktop ou notbook... Seja sempre bem-vindo(a) ! Não se esqueça de voltar !💖
Caixinha Mágica

Carrego comigo uma caixinha mágica,
onde eu guardo meus tesouros
mais bonitos.
Tudo aquilo que eu aprendi
com a vida,
tudo o que eu ganhei
com o tempo
e que vento nenhum leva.
Guardo as memórias
que me trazem riso,
as pessoas que tocaram
a minha alma e que,
de alguma forma,
me mudaram para melhor.
O simples é tudo
que cabe nos meus dias .
E quem se arrebenta
de tanto existir,
vive pra esbanjar
sorrisos e flashes
de eternidade
[...]
Poema de Caio Fernando Abreu
Blooming Sparkly Red Rose