Frango na panela de barro - Tardes no Jardim

Frango na panela de barro

em 28 fevereiro 2021

 frango na panela de barro

Olá galerinha do Bem !! 

Espero que todos que passeiem por aqui, que gostam deste cantinho, estejam bem, felizes e saudáveis !

Por aqui tudo na normalidade, na paz, na saúde, graças a Deus.

Hoje venho trazer pra vocês uma receitinha bem...boba até, que qualquer um sabe fazer, mas como cada pessoa tem seu jeitinho próprio de fazer as coisas, e comida então, cada um faz á sua maneira, resolvi trazer pra cá, porque ficou tão lindo gente !! E tão saboroso, que pensei... merece ir pro blog !! Eu preparei na panela de barro.


Essa receita é quaaaaseee quase um strogonoff...sim, porque para ser um strogonoff oficial, teria que ter nos ingredientes também mostarda e ketchup. Mãaas... como eu não cozinho só para mim (ainda bem né) e o resto da galera aqui não curte mostarda (eu amo), e o Ketchup eu estava sem na ocasião (estava tudo fechado aqui na minha cidade, lockdown ferrado por aqui) foi sem também 😗. Mas acabou que ficou uma gostosura só 😄😅 podem fazer que dá certo !! 


Bom... eu aqui em casa, aaaamooo panelas de barro, tenho apenas 3, que já estão velhinhas, uma para o arroz, outra para o feijão, e uma para carnes, ou qualquer outra coisa. Mas claro que pode ser feito em qualquer tipo de panela. Eu sei que vão perguntar se pode usar a panela de barro nos fogões atuais, comuns, pois a maioria dos fogões hoje são em tampo de vidro. E sim, podem usar o fogão normal á vontade que não tem problema algum, o meu mesmo é desses modelos mais novos, de tampo de vidro e eu faço tudo, todo santo dia nessas panelas.


 Também temos fogão á lenha aqui, a tempos já, e na boa...eu quase não uso ele rs...a praticidade do fogão á gás sempre me ganha, sem falar que apesar de ter uma chaminé alta, sempre entra fumaça em casa, e pra acender o fogo....aaafff...não tenho paciência pra tanto todo dia. E também porque aqui na cidade onde vivo é sempre muuuitooo calor !! Mesmo assim, de vez em quando rola um pãozinho á moda antiga 😆


Pão no fogão á lenha


Mas continuando ao franguinho...

 Pra essa receita usei um peito de franjo médio, piquei em cubos e reservei.

Na panela de barro coloco um pouquinho de óleo e frito cebola, alho, pimentão, tudo picadinho.


fritando-os-temperos

Quando doura os temperos acrescento o peito de frango picado e deixo fritando sem colocar nada de água.


frango na panela de barro

 Quem é acostumada cozinhar com panela de barro, sabe que é essencial colocar uma chaleira de água para esquentar junto, este é um requisito básico para sua panela de barro não rachar e durar muito tempo. Não se pode colocar água fria na panela de barro quente, pois senão ela vai rachar, com toda certeza. Como eu disse, as minhas já estão bem velhinhas e tomando este cuidado elas nunca racharam. Mas em compensação, as tampas, só uma tem a tampa, as outras quebram de cair mesmo 😁

Mas a água que vamos usar aqui é bem pouca, porque o frango já vai soltar bastante água no próprio cozimento. 


frango na panela de barro


Acrescento o sal e deixo cozinhar com o próprio caldo, até que fique macio.


cozinhando em panela de barro


Quando este caldo do frango seca, ele já está bem macio, aí eu acrescento pimenta vermelha (orgânica produzida no meu jardim), colorau (pode ser massa de tomate pra quem preferir),  champignom e o creme de leite sem soro.


pimenta orgânica do meu jardim

ingredientes

Nesta parte do colorau, se preferir, coloque massa de tomate. 
Como eu sempre preferi cozinhar com ingredientes mais saudáveis e naturais, sem conservantes, quando possível sempre escolho o colorau.
Mais sabor...mais saúde !!

cozinhando na panela de barro

franguinho na panela de barro

Por último, para quem gosta também, o coentro orgânico, mais uma produção do meu belo jardim....pensou que ele só produzia rosas né...rs...que nada, não fico sem minhas ervas e temperos lá também, até tomates já plantei lá, dá uma conferida 👉 Tomate 100% Orgânico 👈


Coentro orgânico do meu jardim

Coentro orgânico do meu jardim

Deixo cozinhar só mais uns minutinhos em fogo baixinho e está pronto !!

frango na panela de barro


Também pode fazer a mesma forma com carne, só cozinhar um pouco a carne na panela de pressão antes para amaciar, e depois colocar nos temperos fritinhos na panela de barro e continuar da mesma forma do frango.


carne feita na panela de barro


Pode servir com arroz branquinho, batatas, uma saladinha bem caseira e suco natural ...perfeito né ??!

Rápido, fácil e muito saboroso !!
A vantagem da panela de barro é sem dúvidas o sabor que dá aos alimentos. Sou fã !!
A sessão de receitas do blog está bem devagar kkkkk sempre que lembro de tirar as fotos para fazer postagem, já é tarde demais, já se serviram, eu já estou comendo também, e acaba que não trago. Já até pensei em tirar esta sessão daqui, mas não...deixa aqui...sempre que eu lembrar de tirar as fotos eu trago mais.
Espero que gostem.
Bom apetite !!








Carrego comigo uma caixinha mágica... Este site é melhor visualizado em desktop ou notbook... Seja sempre bem-vindo(a) ! Não se esqueça de voltar !💖
Caixinha Mágica

Carrego comigo uma caixinha mágica,
onde eu guardo meus tesouros
mais bonitos.
Tudo aquilo que eu aprendi
com a vida,
tudo o que eu ganhei
com o tempo
e que vento nenhum leva.
Guardo as memórias
que me trazem riso,
as pessoas que tocaram
a minha alma e que,
de alguma forma,
me mudaram para melhor.
O simples é tudo
que cabe nos meus dias .
E quem se arrebenta
de tanto existir,
vive pra esbanjar
sorrisos e flashes
de eternidade
[...]
Poema de Caio Fernando Abreu
Blooming Sparkly Red Rose