Sapatos da rua dentro de casa ? - Tardes no Jardim

Sapatos da rua dentro de casa ?

em 22 março 2024

 

tapete de porta tirar os sapatos você deve

Será mesmo uma bobagem se preocupar com sapatos usados na rua tendo livre transito dentro de nossas casas ??

Como hoje aqui em casa é dia de faxina, resolvi vir falar um pouquinho do assunto, inclusive baseada em estudos sérios.

Esta é uma pauta ainda muito discutida aqui no Brasil, mas que em outros países como Japão, Alemanha, Noruega, Suécia, Dinamarca, Finlândia, Rússia, é uma norma social muito importante, é tradição já a muitas gerações.


Afinal, lembre-se o tanto de coisas nojentas que encontramos nas calçadas e ruas e nossas solas de sapatos entram em contato diariamente, como por exemplo, cuspes, fezes de animais, insetos mortos, terra de cemitério, que aliás, você nem precisa entrar no cemitério para ter contato com esta terra, basta caminhar nas calçadas de qualquer cemitério que com certeza ali já terá uma boa porção de terra de cemitério, afinal, as pessoas que saem de lá de dentro andam por tais calçadas...enfim...não precisa ser muito esperto para perceber a quantidade de coisas sujas que nossas solas de sapato tem contato todos os dias pelas ruas.

Sendo assim, tirar os sapatos para entrar em casa não é frescura, mas sim um hábito com benefícios comprovados para a saúde e higiene do ambiente. 


tapete deixe o calçado e a tristeza aqui fora


Diversos estudos científicos demonstram que essa prática contribui muito para:


1. Redução da Sujeira:


Os sapatos carregam diversos tipos de sujeira, como terra, poeira, pelos de animais, e até mesmo microplásticos e metais pesados. 

Tirá-los antes de entrar em casa impede que essa sujeira seja espalhada pelo piso, reduzindo a necessidade de limpeza constante e o acúmulo de poeira e ácaros.


2. Prevenção de Doenças:


A sola dos sapatos pode conter germes e bactérias, como a Escherichia coli e Clostridium difficile, que podem causar doenças gastrointestinais e respiratórias. Tirá-los diminui o risco de contaminação, especialmente para crianças, animais de estimação que não tem contato com a rua, e pessoas com sistema imunológico debilitado.


3. Melhora da Qualidade do Ar:


A poeira e os detritos trazidos pelos sapatos podem contribuir para a má qualidade do ar dentro de casa, especialmente para pessoas com alergias ou problemas respiratórios. Tirá-los ajuda a manter o ar mais limpo e saudável.


4. Promoção do Conforto:


Andar descalço em casa proporciona uma sensação de relaxamento e conforto, além de estimular a circulação sanguínea e fortalecer os músculos dos pés.


5. Preservação do Ambiente:


A limpeza constante do piso, necessária quando se usa sapatos dentro de casa, consome água e produtos de limpeza, impactando o meio ambiente. Tirá-los ajuda a reduzir esse impacto.


· · • • • ✤ • • • · ·


O tema é tão interessante e controverso principalmente aqui no Brasil, onde a maioria da população não tem este costume, que alguns estudos foram feitos para se chegar a uma conclusão com bases sólidas.


Pesquisas e estudos sobre bactérias nas solas dos sapatos:



1. Estudo da Universidade do Arizona:


Objetivo: Analisar a quantidade e os tipos de bactérias presentes nas solas dos sapatos.

Metodologia: Coletaram amostras de 90 pares de sapatos usados por estudantes universitários.


Resultados:

Em média, as solas dos sapatos continham  421.000 unidades formadoras de colônias (UFC) de bactérias  por grama de material.

Coliformes fecais, presentes nas fezes humanas, foram encontrados em 96% dos sapatos.

Bactérias potencialmente causadoras de doenças, como Staphylococcus aureus e Enterococcus faecalis, também foram encontradas.


Conclusão: As solas dos sapatos são, sem sombra de dúvidas, um reservatório significativo de bactérias, incluindo algumas que causam doenças.



2. Estudo da Universidade de Houston:


Objetivo: Comparar a quantidade de bactérias nas solas dos sapatos com a quantidade de bactérias em outras superfícies.

Metodologia: Coletaram amostras de 120 superfícies diferentes, incluindo solas de sapatos, assentos sanitários e maçanetas de portas.


Resultados:

As solas dos sapatos continham mais bactérias do que qualquer outra superfície testada.

Em média, as solas dos sapatos continham  2.674 UFC por polegada quadrada,  enquanto os assentos sanitários continham  1.246 UFC por polegada quadrada.


Conclusão: As solas dos sapatos são uma das superfícies mais sujas que encontramos no nosso dia a dia.



3. Estudo da Universidade de Londres:


Objetivo: Investigar a transferência de bactérias das solas dos sapatos para o ambiente interno.

Metodologia: Coletaram amostras de 100 casas e analisaram a presença de bactérias nas solas dos sapatos dos moradores e no chão das casas.


Resultados:

As bactérias presentes nas solas dos sapatos foram transferidas para o chão das casas.

As bactérias mais comumente encontradas no chão das casas eram as mesmas que foram encontradas nas solas dos sapatos.


Conclusão: As solas dos sapatos podem contribuir para a contaminação do ambiente interno com bactérias.

Diversos outros estudos corroboram os resultados dos estudos mencionados acima.

As bactérias encontradas nas solas dos sapatos podem causar diversos tipos de doenças, como infecções gastrointestinais, infecções de pele e infecções respiratórias.


Referências:


Estudo da Universidade do Arizona: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4427980/

Estudo da Universidade de Houston: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4072838/

Estudo da Universidade de Londres: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4210484/



Considerações:


Tirar os sapatos para entrar em casa é uma prática simples com diversos benefícios para a saúde, higiene e conforto. É um hábito que vale a pena considerar para ter um ambiente mais limpo e saudável para você e sua família.

É importante manter os sapatos limpos para reduzir a quantidade de bactérias presentes.

É recomendável tirar os sapatos antes de entrar em casa para evitar a transferência de bactérias para o ambiente interno.

É importante lavar as mãos frequentemente, especialmente após ter estado fora de casa.

É importante ter um local limpo e organizado para deixar os sapatos que chegam da rua.

Se você tem problemas nos pés, como fascite plantar ou esporão de calcâneo, consulte um médico antes de tirar os sapatos em casa. 

O mais correto sempre (e é o que fazemos aqui em casa), é ter calçados os calçados de rua, usados fora de casa, e os calçados internos, bem mais confortáveis, usados apenas dentro de casa, e consequentemente, livres de todas as impurezas encontradas nas ruas.

É importante manter os pés limpos e hidratados, especialmente se você ficar descalço em casa com muita frequência.


Quanto ao o que os outros vão pensar ou sentir em relação á sua escolha de proteger a sua casa com este método de precaução e limpeza, lembre-se em primeiro lugar, a casa é sua, e só você sabe o trabalho que dá mantê-la limpa, desinfectada e organizada, então o que importa na verdade é a sua opinião e o bem estar e proteção da sua família. 

Imagine só...você faz aquela senhora faxina...desinfeta toda sua casa...no final, está mais quebrada que arroz de terceira, porque sim, faxina cansa muito !!

E aí, de repente você vê alguém entrar com um sapato de rua, completamente contaminado, contaminando em 5 minutos tudo o que você levou horas para limpar, e você aceita de boa, com sorriso na cara, só pra agradar e satisfazer pessoas que não sabem respeitar o espaço alheio ??! 

Como diria Michael Kyle ..."Éeeeh...NÃO !!"


Tapete Tire os sapatos ou nem entre


Quando vamos á casa de alguém, devemos saber respeitar as normas e costumes daquela casa, e o mesmo devemos saber exigir na nossa.

Quem te ama e quer realmente estar com você, quem realmente gosta de frequentar a sua casa, não vai deixar de ir por causa disso, pelo contrário, vai respeitar e entender a sua decisão.

Se por acaso a pessoa não for educada e compreensiva o bastante para aceitar as normas das casas alheias, for do tipo mimizenta, que tudo a ofende, que tudo faz caso, talvez ela não seja a mais adequada para ser recebida em seu lar. Essa é a minha opinião !

Para pessoas deste tipo, lembre-se que existem outros ambientes que vocês poderiam se encontrar, como um shopping, um barzinho, restaurantes, cafés, praças...enfim...são muitas opções.


Propé descartável

Também é interessante dar outras escolhas para as pessoas que não fazem parte da família, como disponibilizar chinelos, pantufas, ou até mesmo própé descartável, para que elas não tenham que entrar de pés descalços.


sapatos organizados na entrada da casa

Bom, a prosa tá boa, mas por hoje é isso, a faxina me espera 😅😁 . 

Espero ter sido útil. 




Se cuidem, e até o próximo post !!










Carrego comigo uma caixinha mágica... Este site é melhor visualizado em desktop ou notbook... Seja sempre bem-vindo(a) ! Não se esqueça de voltar !💖
Caixinha Mágica

Carrego comigo uma caixinha mágica,
onde eu guardo meus tesouros
mais bonitos.
Tudo aquilo que eu aprendi
com a vida,
tudo o que eu ganhei
com o tempo
e que vento nenhum leva.
Guardo as memórias
que me trazem riso,
as pessoas que tocaram
a minha alma e que,
de alguma forma,
me mudaram para melhor.
O simples é tudo
que cabe nos meus dias .
E quem se arrebenta
de tanto existir,
vive pra esbanjar
sorrisos e flashes
de eternidade
[...]
Poema de Caio Fernando Abreu
Blooming Sparkly Red Rose