Alecrim Dourado - Tardes no Jardim

Alecrim Dourado

em 30 maio 2016

Alecrim 

Um dos lugares que eu mais gosto aqui em casa é o jardim.

A vontade mesmo era poder ter jardim e uma hortinha, mas por falta de espaço tenho apenas o jardim.


Além de flores, o que não deixo faltar nele são minhas ervas que tanto gosto e não abro mão.

Em um dos cantinhos se encontra cebolinha, sempre presente nos pratos aqui de casa, pertinho também tem o hortelã lindo e matreiro se espalhando por toda parte.  Manjericão e alecrim, também não fico sem.Quem é que não gosta de uma comida bem temperada, não é mesmo !

As ervas além do sabor que dão aos pratos,  trazem outros benefícios.

O Alecrim, por exemplo...além do sabor maravilhoso que ele acrescenta ás carnes, caldos, molhos,também é muito apreciado por quem conhece suas propriedades curativas, e até espirituais.

Um bom conhecedor da natureza, das ervas,  plantas, sabe que é uma ótima ideia ter sempre um pezinho bem cuidado de alecrim em casa. Ervinha danada de boa...

Mas convenhamos, ela é bem chatinha pra pegar. 
Eu não desisto dela, pois vale muito á pena , e não somente na cozinha.

Outros Usos do Alecrim :


Também usado no tratamento da tosse, gripe, combate das crises de asma e alivio de dores causadas por contusões.Potente fitoterápico.


Também auxilia no controle da pressão arterial,dores reumáticas, gota, acelera a digestão, reduz gases, hemorróida inflamada, combate á icterícia.

Pele e ferimentos :


Para sarna e irritações na pele, fazer um chá bem forte e passar por todo local afetado deixando secar naturalmente.

Queda de cabelos:


Para queda de cabelo, fazer o tônico de alecrim, deixar esfriar e aplicar no couro cabeludo fazendo massagem com a polpa dos dedos para ajudar na absorção.O couro cabeludo deve estar limpo, ou seja, lavado, aplique por todo o couro cabeludo, deixando secar naturalmente e retirando apenas no dia seguinte.

Consequentemente ajuda no crescimento dos fios, é claro que um cabelo sadio cresce mais rápido e mais forte,né.


Tônico de Alecrim :


Usa-se apenas a erva, colhida fresca de preferência e a água.

Ferva um copo de água, apo´s a fervura desligue o fogo e logo em seguida acrescente 2 colheres de chá bem cheias de alecrim fresco.Tampe com pano limpo e deixe na fusão até esfriar.Utilize no couro cabeludo limpo.

Por ser natural não oferece contraindicações a não ser para gestantes, pois o alecrim também é considerado abortivo.


Culinária:


alecrim na carne


Como tempero, além de dar sabor aos pratos, ajuda na digestão dos alimentos.

Sabe aquela carne de porco, pesadérrima na digestão ? Alecrim nela !!

Aqui em casa uso sempre um pouquinho no tempero de carnes, dá um sabor divino.

Também vai bem em molhos,assados, frutos do mar e peixes.


batata assada

Batatas assadas com alecrim, sal grosso e azeite.

Uso espiritual:


Algumas religiões acreditam também na força do alecrim para afastar mau olhado, quebrante,lombriga aguada (nossa quanto tempo não ouço falar disso)  entre outras coisas... Dizem que o alecrim  é uma erva forte, que tem o poder de rebater  energias densas.

Os mais antigos com certeza se lembrarão,conheceram ou ouviram falar de alguma benzedeira, muito comum antigamente, e elas tinham sempre um pezinho de arruda atrás  da orelha.

Bom, se elas tinham razão eu não sei explicar, Fé é uma coisa que não se explica.

Só sei que amoo o gostinho do meu alecrinzinho nos pratos aqui de casa.

Mas cuidado, não se pode exagerar no uso dele, pois o uso excessivo acarreta a males estomacais e sobrecarrega os rins.

Então como tudo na vida, o que vale é a moderação, e o bom senso.

Para ter ele em sua casa não precisa de uma horta ou jardim, pode ser em um vaso mesmo.Só precisa saber que ele gosta de muito sol, e depois de adulto deve ser regado a cada dois dias.


Bom, então é isso pessoal, espero que tenham gostado e até a próxima postagem.







Carrego comigo uma caixinha mágica... Este site é melhor visualizado em desktop ou notbook... Seja sempre bem-vindo(a) ! Não se esqueça de voltar !💖
Caixinha Mágica

Carrego comigo uma caixinha mágica,
onde eu guardo meus tesouros
mais bonitos.
Tudo aquilo que eu aprendi
com a vida,
tudo o que eu ganhei
com o tempo
e que vento nenhum leva.
Guardo as memórias
que me trazem riso,
as pessoas que tocaram
a minha alma e que,
de alguma forma,
me mudaram para melhor.
O simples é tudo
que cabe nos meus dias .
E quem se arrebenta
de tanto existir,
vive pra esbanjar
sorrisos e flashes
de eternidade
[...]
Poema de Caio Fernando Abreu
Blooming Sparkly Red Rose