Páscoa,ovos e coelhos - Tardes no Jardim

Páscoa,ovos e coelhos

em 29 março 2024

 

Coelhinho da Páscoa desenho

A Páscoa, os ovos e coelhos...você já se perguntou como essa estranha ligação surgiu ?

A maioria de nós costuma acabar seguindo tradições que na verdade nem entendemos como e por que surgiram. Isso não é estranho ??!

O que tem a ver a Páscoa, o ovo, e o coelho, já que todo mundo sabe que coelhos não botam ovos...muito menos de chocolate ?!

Por que as pessoas cultivam a tradição de trocarem ovos de chocolate, ou ovos  orgânicos cozidos e decorados em outras culturas ??

De onde isso surgiu ??

Bem...como sempre fui muito curiosa e sempre quis saber os "por quês" de tudo, andei pesquisando a respeito...então vamos lá ??


Comecemos pela Páscoa :


A Páscoa tem raízes em diferentes culturas e religiões, com origens que remontam a milhares de anos. Para entender sua história completa, é preciso analisar seus diversos aspectos.

1. Páscoa Judaica:

A Páscoa tem origem na festa judaica de Pessach, que celebra a libertação do povo hebreu da escravidão no Egito, por volta de 1300 a.C.
 A história do Êxodo, narrada na Bíblia, conta como Moisés guiou o povo hebreu para fora do Egito, desafiando o Faraó e realizando diversas pragas.
 A celebração do Pessach inclui um ritual chamado Sêder, com comidas e símbolos específicos que relembram a história da libertação.


2. Páscoa Cristã:

 A Páscoa cristã comemora a Ressurreição de Jesus Cristo após sua crucificação, evento central da fé cristã.
Segundo a crença cristã, Jesus morreu na cruz para salvar a humanidade e ressuscitou três dias depois, simbolizando a vitória sobre a morte.
Domingo de Páscoa: A data da Páscoa cristã varia a cada ano, sendo sempre no primeiro domingo após a primeira lua cheia que ocorre após o equinócio de primavera no hemisfério norte.


3. Páscoa nas Tradições Pagãs:

Festivais da Primavera: Na Europa, a Páscoa incorporou elementos de festivais pagãos que celebravam a chegada da primavera, como o festival de Ostara em homenagem à deusa da fertilidade.
Símbolos Pagãos: O ovo, símbolo de fertilidade e renovação, e o coelho, símbolo de fecundidade, presentes em muitas tradições pascoais, têm origens pagãs.


Agora entendamos qual o sentido dos ovos :


Desde a antiguidade, o ovo era visto como um símbolo de fertilidade e renovação da vida.

 Na primavera, época em que a natureza se reergue, o ovo era um símbolo natural dessa nova vida.

 Em festivais pagãos da primavera, como o Festival de Ostara, os ovos eram decorados e trocados como símbolo de celebração da nova estação.

Com o advento do Cristianismo, o ovo ganhou um novo significado: A ressurreição de Jesus Cristo.

 A casca dura do ovo representava o túmulo de Jesus, e a nova vida que brota dentro do ovo representava sua ressurreição.

Na Idade Média, a Igreja Católica proibia o consumo de carne durante a Quaresma, período de jejum que antecede a Páscoa. Os ovos, por não serem considerados carne, eram uma alternativa alimentar durante esse período. Para tornar o consumo mais agradável, os ovos eram cozidos e tingidos de cores diferentes.


Ok...mas como chegamos aos ovos de chocolates se tornando um dos grandes ícones da Páscoa ??!


A tradição de presentear com ovos de chocolate surgiu no século XVII na Europa. Os primeiros ovos de chocolate eram feitos à mão, o que os tornava um presente luxuoso e exclusivo.

No século XIX, a produção de chocolate se industrializou, tornando os ovos de chocolate mais acessíveis à população em geral. A partir de então, a tradição se espalhou pelo mundo.

Com o tempo, os ovos de chocolate se tornaram cada vez mais elaborados, com diferentes tipos de chocolate, recheios, decorações e até mesmo formas temáticas.

Assim, a tradição de presentear com ovos de chocolate na Páscoa se tornou uma forma de celebrar a data com familiares e amigos. 

A troca de ovos de chocolate é uma forma especial de compartilhar alegria e fortalecer os laços familiares e sociais, representando a celebração da vida e a esperança de um novo começo..

Sendo assim, o ovo de chocolate na Páscoa representa a união dos simbolismos pagãos e cristãos: a fertilidade, a renovação da vida e a ressurreição de Jesus Cristo.


Tá...e como o coelho entrou nessa ?!


O coelho se tornou um símbolo da Páscoa por uma combinação de fatores, principalmente relacionados à sua fertilidade e simbolismo em diferentes culturas.

Sendo um dos animais que mais rápido se reproduz e também pela quantidade elevada de seus filhotes, o coelho se consolidou como símbolo de força genealógica, fartura, resistência da vida, fertilidade e vida nova desde a antiguidade.

 Na primavera, época da Páscoa, os coelhos são um dos primeiros animais a darem à luz, reforçando a associação com a renovação da vida.

Na Europa, a Páscoa incorporou elementos de festivais pagãos da primavera, como o festival de Ostara em homenagem à deusa da fertilidade Eostre, que era representada por uma lebre.

Diversas lendas e histórias associam o coelho à Páscoa no Cristianismo, como a história do coelho que pintou ovos de Páscoa para distrair crianças durante a crucificação de Jesus.


A figura do Coelho da Páscoa, que traz ovos de chocolate para as crianças, se popularizou no século XVI na Alemanha e se espalhou pelo mundo.

Então basicamente, coelho se tornou um símbolo da Páscoa por sua fertilidade, simbolismo em culturas pagãs e lendas cristãs. 

Ao longo das eras, a figura do Coelho da Páscoa se popularizou como um personagem alegre e divertido que traz presentes deliciosos e celebra a data com as crianças.

Vale ressaltar que, embora o coelho seja um símbolo popular da Páscoa, ele não possui um significado religioso direto no Cristianismo.


· · • • • ✤ • • • · ·


Então, como podemos investigar, a tradição de presentear e comer ovos de chocolate na Páscoa é uma rica mistura de costumes que se originaram em diferentes culturas e épocas.

É uma mistura interessante de costumes pagãos e cristãos, com origens que remontam a séculos antes do Cristianismo. 

Com certeza, independente de religião, a Páscoa se tornou uma comemoração muito alegre, positiva e gostosa do ano.

A começar pela sua linda simbologia, seja ela cristã, pagã...linda de todas as formas e culturas !!

E depois, quem não gosta de confraternizar com deliciosos ovos de chocolate e todo tipo de quitutes que a Páscoa pede, não é mesmo ??

Ahh, vai...quem é que não gosta de um coelhinho ???  Bombons ?? Bolos de chocolate ?? 

Até eu que sou mais bobinha, gosto 😁 !!

Aqui no Brasil a Páscoa será no último dia e domingo do mês de Março, exatamente no próximo dia 31.

E esta provavelmente também é a última postagem deste mês de Março de 2024  aqui no blog.

Então já deixo aqui meus votos de uma Feliz e abundante Páscoa, pra mim...pra você...pra todos nós !!

Me despeço de mais este Março com muita gratidão, muita alegria, muita paz e uma sublime esperança no meu coração, de dias futuros ainda melhores !!



Aah...e não esquece de voltar heim...até o próximo mês 💖😃!!









Carrego comigo uma caixinha mágica... Este site é melhor visualizado em desktop ou notbook... Seja sempre bem-vindo(a) ! Não se esqueça de voltar !💖
Caixinha Mágica

Carrego comigo uma caixinha mágica,
onde eu guardo meus tesouros
mais bonitos.
Tudo aquilo que eu aprendi
com a vida,
tudo o que eu ganhei
com o tempo
e que vento nenhum leva.
Guardo as memórias
que me trazem riso,
as pessoas que tocaram
a minha alma e que,
de alguma forma,
me mudaram para melhor.
O simples é tudo
que cabe nos meus dias .
E quem se arrebenta
de tanto existir,
vive pra esbanjar
sorrisos e flashes
de eternidade
[...]
Poema de Caio Fernando Abreu
Blooming Sparkly Red Rose