Dia Mundial da Terra - Em qual fila você está ? - Tardes no Jardim

Dia Mundial da Terra - Em qual fila você está ?

em 22 abril 2019


dia mundial da Terra





Hoje é celebrado o Dia Mundial da Terra. Nossa casa, no momento. Um dia acima de tudo, de conscientização. O que VOCÊ tem feito para colaborar na conservação do nosso planeta ?? Em qual fila você está ??? Na fila dos que preservam, ou dos que destroem ???






Não é necessário dinheiro para que você seja um colaborador da preservação do planeta, apenas, como já mencionei, consciência e boa vontade.





Pequenas grandes atitudes que ajudam na preservação da natureza :





Economia de água. Um estudo da ONU em 2002 concluiu que 2,7 bilhões de pessoas no planeta sofrerão com a falta de água em 2025. Hoje, nada melhorou neste aspecto, só piora devido á falta de consciência da humanidade, o egoísmo de só pensar em si, no seu umbigo. Desperdiçam água no banho demorado, na torneira ligada á toa, nas lavagens de calçadas e quintais constantes, lavagens de carros. Hoje, 2019, a falta de água potável já é realidade em várias partes do planeta .










Aqui em casa, reutilizo a última água de enxágue da máquina de lavar, para lavagem do quintal, lavagem dos banheiros, limpeza do chão. Além de estar contribuindo com a sustentabilidade do planeta, ainda economizo meu bolso, e fica tudo com cheirinho de amaciante. Também pode-se construir cisternas para coletar água da chuva (meu próximo projetinho). Existem hoje diversos tipos no mercado, de todos os tamanhos e materiais, e também projetos incríveis na net para que você mesmo construa sua própria cisterna. É só dar uma pesquisadinha básica no bom e velho amigo google !







cisterna caseira
foto de: Thiago Tadeu Campos


Reciclagem de lixo: Reciclando seu lixo, você estará diminuindo o lixo ambiental, contribuindo para o controle de extração de recursos naturais (madeira) já que quanto mais se recicla, mais se reaproveita e menos a natureza é explorada. Além de ajudar na movimentação da economia, pois cada vez mais empresas entram nesta conscientização, contratam pessoas para trabalhar com isso, e no fins das contas todo mundo ganha, você, seu próximo e a natureza !


Aqui eu reaproveito até o lixo orgânico (restos de verduras e frutas) na composteira caseira para usar no jardim (mais pra frente mostrarei aqui no blog).





Lixo no lixo: É até uma vergonha termos de falar sobre isso para as pessoas em pleno século XXI, triste mesmo, mas aínda vivemos em meio a porcos, e não me refiro aos simpáticos quadrúpedes (estes me perdoem a comparação). As pessoas ainda jogam lixo nas ruas, nos parques, nos ônibus, nos metrôs, nas prais, nos estádios,em todo lugar !! Lixos que entopem bueiros, contaminam o solo, os mares, matam animais !! Eu poderia colocar um compilado de fotos de animais mortos com lixos humanos, mas decidi que não...passo mal vendo tais imagens, e desisti já nas primeiras... só de pensar que isso acontece me dói na alma. Por isso por onde eu vou sempre levo uma sacolinha de lixo na bolsa, e este pecado eu não cometo mais !!





Essas são só algumas dicas básicas, mas que já causam um impacto benéfico gigantesco .


Então, se você quer de verdade um mundo melhor, proteja a fauna, a flora e e colabore com a sustentabilidade ambiental. Entre na fila dos que preservam o planeta, e ajude a construir esse mundo melhor para todos nós !!





(Luciana Axpe)








Obrigada pela visita !

Volte sempre.









Carrego comigo uma caixinha mágica... Este site é melhor visualizado em desktop ou notbook... Seja sempre bem-vindo(a) ! Não se esqueça de voltar !💖
Caixinha Mágica

Carrego comigo uma caixinha mágica,
onde eu guardo meus tesouros
mais bonitos.
Tudo aquilo que eu aprendi
com a vida,
tudo o que eu ganhei
com o tempo
e que vento nenhum leva.
Guardo as memórias
que me trazem riso,
as pessoas que tocaram
a minha alma e que,
de alguma forma,
me mudaram para melhor.
O simples é tudo
que cabe nos meus dias .
E quem se arrebenta
de tanto existir,
vive pra esbanjar
sorrisos e flashes
de eternidade
[...]
Poema de Caio Fernando Abreu
Blooming Sparkly Red Rose